Como criar seu blog

Este é um tutorial para quem quer aprender a criar um blog e configurá-lo. O texto ainda não foi formatado (está muito feio) mas já está em andamento. Comece pelo primeiro artigo!

Thursday, February 10, 2005

 

1 Crie um blog!

Você tem boas histórias para contar? Por que não contá-las para todo mundo? Reivindique seu território na Internet e comece a expor suas idéias em um blog! Este blog é um tutorial passo-a-passo para que você crie seu espaço na Internet e possa divulgar suas idéias. Você não precisa saber nada de programação nem de Web Design.

Eu criei este site para incentivar amigos que têm muito a dizer mas não criam um blog porque: 1) acham muito complicado; 2) não sabem nada de Internet e não têm paciência para aprender; 3) começaram, mas empacaram num passo tal, e não conseguiram ir além. Há várias outras desculpas. Não sei se isto vai ajudá-los, pois existem outros tutoriais, inclusive em português espalhados pela Internet, mas se 1% decidir criar um blog, já justifica este site. Além disso, vou tentar fazer com que este site não seja "mais um tutorial sobre como criar um blog", para que seja útil para o resto da comunidade da Internet de língua portuguesa.

Não sei ainda que estrutura vou dar para este "curso". Talvez possa pensar em cada artigo como uma aula. Como este site também é um blog, como todos os blogs, não sei o que vem pela frente. Também não sei se terá fim. Vou tentar falar o mínimo antes de começar, e, quem sabe, se tiver visitantes suficientes, tenha estímulo para continuar tratando de temas sobre o universo da Web e da blogosfera, ou assuntos técnicos mais avançados mesmo depois de terminar o tutorial básico.

Para começar, antes de começar a criar o seu blog, vale a pena saber um pouco sobre o mundo dos blogs. Eu estou supondo que entre os leitores deste site, existem leigos completos, que podem não saber sequer do que se trata este site, e podem não ter entendido metade do que eu escrevi até agora. Então, primeiro é bom que se saiba o que se está criando: O que é um blog? Qual a diferença entre um site e um blog? E ter um motivo para criá-lo: Para que serve um blog? Por que criar um blog? E depois, poderemos indicar o caminho: Onde e como criar um blog? Vou tratar disso nos próximos dois artigos. Inclusive entrar em detalhes, para quem tiver curiosidade. Vou procurar responder a essas questões da maneira mais didática possível. Por favor comentem1 o que acharem complicado!

-----
1Uma diferença entre os muitos blogs que há por aí, é o sistema de comentários. Alguns não permitem que usuários visitantes comentem. Outros abrem uma janelinha onde pode-se incluir o comentário. O serviço que estou usando (Blogger.com) tinha um sistema de comentários muito ruim, e geralmente eu o substituia por outro. Mas, no momento em que decidi publicar este texto, eles o melhoraram, e eu passei a usá-lo. Para comentar sobre esse texto, clique no link "Comentários" abaixo, para mostrar a página onde o artigo aparece isolado do resto do blog, seguido pelos comentários (talvez ainda não tenha nenhum). Depois, clique no link "Clique aqui para deixar seu comentário". Na janela que se abre, escreva seu comentário no formulário indicado, e escolha a opção Other, abaixo dele. Coloque seu nome e site, ou nome e e-mail (se não tiver site). O comentário demora um pouco para aparecer na página principal. Não precisa enviar de novo.
Comentários:
Este é um comentário de teste.
 
Post a Comment

<< Retornar

Archives

February 2005  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?