Como criar seu blog

Este é um tutorial para quem quer aprender a criar um blog e configurá-lo. O texto ainda não foi formatado (está muito feio) mas já está em andamento. Comece pelo primeiro artigo!

Friday, February 11, 2005

 

2 Breve glossário sobre a Web e Internet

Hoje imagino que não seja mais preciso definir o que é uma página, ou um site. Mas como este site é para leigos, eu vou ser um pouco mais detalhista. Apesar disso, este artigo é desnecessário.Quem não quiser, não precisa ler este artigo. Ele não é essencial para se criar um blog. Se você achá-lo complicado, fique à vontade para seguir adiante e esperar o artigo de amanhã.

Aqui eu vou definir as principais siglas e termos usados na Internet. Eu usarei algumas dessas palavras nos próximos artigos e nem sempre vou defini-las, então este artigo pode ser consultado no futuro. Não fiz um glossário convencional, mas em forma de texto (é para ser lido, apesar de servir de consulta). São muitos termos e alguns podem parecer complicados. Vou tentar usar as definições mais simples. Qualquer dúvida, eu esclarecerei através dos comentários para os que perguntarem.

Um site é um lugar virtual. Significa sítio, lugar. É abreviação de Web site, que quer dizer lugar na Web. E Web significa teia. Teia de aranha. Os mecanismos de busca da Web (como o Google) usam programas que são freqüentemente chamados de spiders (aranhas).

A Web é o nome que foi dado a um serviço da Internet que mantém páginas de informação (texto, imagens) interligadas por vínculos de hipertexto, que chamamos de links. A página é o conteúdo desta janela. Hipertexto é um recurso que permite que uma palavra esteja vinculada a um ou mais recursos. Na Web, hipertexto se consegue com os links. Ao clicar em um link, você muda a página que está sendo mostrada. A Web é um serviço distribuído, ou seja, não é centralizado em um único computador. Se um computador sair do ar, outras partes da teia continuam funcionando. A Web virou sinônimo de Internet, mas ela não é o único serviço da Internet. É o mais popular. E os programas usados para ter acesso à Web servem para usar outros serviços, como e-mail e troca de mensagens (MSN, Yahoo).

A maior parte das pessoas que usa o serviço Web, não o fornece. Ele é mantido através de computadores que estão permanentemente ligados à Internet rodando um programa chamado de Servidor Web. Servidores Web mantém um repositório de arquivos públicos e os serve para programas que rodam nas máquinas dos usuários, que são os browsers ou navegadores. Os browsers (bráu-zer) são programas como o Internet Explorer ou o Mozilla FireFox, que transferem esses arquivos pela Internet. O serviço Web também é chamado de serviço HTTP, que é a sigla da linguagem de comunicações que permite que o browser interaja com o servidor.

Os sites são localizados na Web através de seu endereço, escritos na forma de URL. Uma URL geralmente contém um identificador de protocolo, um nome de domínio e um caminho. O identificador de protocolo geralmente é http://, que identifica a linguagem de comunicação (HTTP) usada na Web. Geralmente os navegadores como o Internet Explorer permitem que se omita essa parte de uma URL quando ela é digitada. O domínio é um nome que permite identificar uma máquina que roda um servidor Web. Não precisa começar com www, mas geralmente termina em um sufixo como .com, .com.br, .net. Qualquer pessoa pode registrar um domínio pessoal. Um domínio .br custa R$ 30,00 por ano. Algumas URLs tem um caminho depois do nome de domínio com nomes separados por barras "/". Os caminhos podem identificar um arquivo específico no computador do servidor, ou uma pasta onde há arquivos (geralmente mostra uma página padrão se o arquivo não for identificado explicitamente).

O browser usa os arquivos recebidos pelo servidor para compor uma página na tela do seu computador. As páginas que vemos nos browsers combinam imagens e textos, dentre outros recursos. Os textos são escritos usando uma linguagem chamada de HTML, que serve principalmente para posicionar as imagens relativas ao texto,estruturar o texto, mudar cores e fontes, e incluir links. Se você abrir uma página HTML em um browser, você verá a página devidamente formatada, pois o brower interpreta o HTML. Se abrir em um editor de textos como o Bloco de Notas do Windows, verá o código HTML. Além de HTML, páginas freqüentemente usam também tecnologias adicionais, como CSS, que serve para definir o layout gráfico de um site inteiro, e JavaScript, que serve para adicionar comportamento dinâmico ao site, como por exemplo validação de formulários.

Para criar um blog não é preciso saber de nada disso. Inclusive a idéia principal que motiva o blog é exatamente essa: o autor não precisa saber nada das linguagens e tecnologias que estão por trás das informações que publica. Mas um blog é um site (embora nem todo site seja um blog), e como tal, pode ser afetado por todas as tecnologias que afetam os sites. É interessante saber pelo menos para que servem as tecnologias envolvidas. Este tutorial começará com informações muito básicas, mas em artigos futuros trataremos de algumas dessas tecnologias, que permitem ao autor ter mais controle sobre o que publica.
que permitem ao autor ter mais controle sobre o que publica.
Comentários:
Muito bom o seu artigo, está aprovado. Tenho mais informações sobre hospedagem no meu blog para quem tiver interesse!
 
Post a Comment

<< Retornar

Archives

February 2005  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?