Este é um tutorial para quem quer aprender a criar um blog e configurá-lo. O texto ainda não foi formatado (está muito feio) mas já está em andamento. Comece pelo primeiro artigo!
Para começar, acesse a página
blog.uol.com.br. Cadastre-se (se você não é assinante UOL). Você terá que usar um e-mail válido e escolher uma senha. Depois, validar a conta respondendo ao e-mail. Quando concluir, volte à pagina inicial e entre com seu nome e senha (da sua conta UOL ou os que você escolheu no cadastramento). Quando terminar, aperte o botão do lado esquerdo ("Quero criar meu blog").
Na primeira página depois de iniciada a criação do blog, escolha um título, o nome ou pseudônimo que irá usar para assinar suas mensagens e uma descrição. Tudo isto pode ser alterado depois, mas precisa ser digitado agora. Avance para a página seguinte.
Na segunda página, escolha o endereço que você quer usar. Se houver outro blog com o mesmo nome, o sistema dará outras chances. Escolha um bom nome para seu endereço que seja fácil de lembrar, e divulgar. Se você for assinante UOL há duas opções disponíveis de subdomínio (a parte final do endereço e que você não pode mudar):
zip.net ou
blog.uol.com.br; se não for, só existe a opção
zip.net (o que eu, pessoalmente, acho a melhor, pois é mais compacta). Escolha a que desejar e depois aperte o botão para criar seu blog.
Finalmente, escolha a aparência do blog (também pode ser mudada depois) que é definida por um template. O template é uma página em HTML usada para gerar automaticamente todas as páginas do seu blog. É possível modificá-lo e dar ao seu blog a aparência que desejar, dentro de alguns limites. Escolhida a aparência, siga para a próxima e última página.
O blog foi criado? Anote o seu endereço.
Agora precisamos escrever algo nele! Se não souber o que colocar, pode deixar para depois, mas também não faz mal colocar uma mensagem de teste qualquer, já que é possível removê-la depois. Aperte o botão Blogar. A página que será mostrada é sua área de edição, onde pode-se escrever novas mensagens e gerenciar as que já existem. Leia as instruções que aparecem no final da página. Então escolha um título e escreva seu texto inaugural para que o blog possa entrar no ar.
O editor é um formulário onde pode-se digitar texto como se usa um editor de texto qualquer (veja figura abaixo). Além da área para digitar texto (1), há uma área abaixo onde pode-se ver as últimas mensagens e prever o que foi digitado (2). Inicialmente nesse espaço estão apenas as instruções. A barra do lado direito permite controlar quais e quantas mensagens aparecem nessa área. Acima do editor há uma barra de ferramentas com vários controles para formatar o texto (4) e modificar sua aparência sem precisar saber HTML. A barra de ferramentas permite também a inclusão de links e imagens (5).
1 Editor de texto: digite o texto do seu blog aqui.
2 Mensagens publicadas: role a tela para ver as últimas mensagens. Escolha qual deseja editar apertando o link (3)
3 Este link copia o texto da mensagem ao qual ele pertence para o editor de texto (1)
4 Opções da barra de ferramentas usadas para formatação do texto
5 Opções da barra de ferramentas para inclusão de links e imagens
6 Clique este link para visualizar seu blog em uma nova janela
7 Botão para salvar o texto, mas não publicar ainda. Ele permanecerá na lista mas não será publicado no blog para todos verem.
8 Botão para salvar e publicar o texto no blog.
9 Botão de configurações (mudar aparência do blog, título, descrição, autor, etc.)
Terminado seu texto, aperte o botão
Salvar (7) para prever como ele irá aparecer em baixo. Se quiser modificar mais, clique no link
Alterar (3) que cada mensagem tem para editá-la. Mude fontes, experimente com negritos e outros recursos e veja como fica. Quando terminar, aperte o botão
Salvar e Publicar (8).
Importante: o editor de textos do serviço do UOL fica disponível enquanto a sua sessão estiver aberta. A sessão (que inicia quando você digita e-mail e senha) expira em trinta minutos e não avisa, voltando para a página de login. Isto quer dizer que você pode perder tudo o que foi digitado. O ideal é digitar seu texto em um editor e no final, copiar e colar no espaço reservado, ou então salvar sempre enquanto digita para evitar surpresas. Isto é uma falha do serviço do UOL uma vez que outros serviços avisam quando a sessão vai expirar e dão uma chance do autor prorrogá-la ou pelo menos copiar e salvar o texto.
A qualquer momento, é possível alterar um texto. Quando isto acontece você deve ou salvá-lo ou salvar e publicá-lo. Salve o texto se ele ainda não estiver pronto para publicação posterior. Ele terá um link a mais "Publicar" para quando você quiser colocá-lo no ar. Para ver como ficou o seu blog, aperte o botão
Ver Meu Blog (6) e seu blog irá aparecer em outra janela.
Este artigo mostrou apenas o básico para se criar um blog usando o serviço do UOL, mas deve ser o suficiente para começar. Se ele cumpriu seu objetivo, você deve ter conseguido criar seu blog. Se algo não ficou claro, tire suas dúvidas comentando este artigo. Meu objetivo é utilizar o feedback dos leitores para melhorar cada artigo e torná-lo o mais didático possível. Em artigos futuros entrarei em mais detalhes sobre tópicos mais avançados, como configuração, alteração de templates, posicionamento de imagens, etc.
Se você não quer um blog do
UOL (ou quer, mas também quer ter outro) e deseja fazer como eu e criar um blog no
Blogger, então aguarde o próximo artigo.
PS.: este blog está muito feio. Eu ainda não decidi que cara ele vai ter. Nas próximas semanas ele deve mudar de aparência com freqüência.